A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) emitiu, até a primeira quinzena de setembro deste ano, mais de 1,4 milhão de Carteiras de Identidade Nacional (CIN). Esse total coloca Minas Gerais como o estado com o maior número de emissões de CIN no Brasil.
O diretor do Instituto de Identificação, delegado-geral André Pelli, destaca que esse resultado reflete o trabalho da Polícia Civil para expandir o alcance da CIN. O Instituto de Identificação da PCMG é responsável pela emissão dos documentos, que visa facilitar a identificação dos cidadãos.
A nova Carteira de Identidade Nacional foi criada para padronizar a identificação em todo o país e traz diversas informações, como dados pessoais e filiação, além de um número de registro único. O modelo anterior, que ainda é válido, pode ser utilizado até 23 de fevereiro de 2032. Assim, os cidadãos que possuírem a carteira em bom estado de conservação, que permita a identificação do portador, não precisam realizar a troca imediata pelo novo modelo.
A PCMG orienta que aqueles que desejam solicitar a nova CIN devem se dirigir aos postos de atendimento da Polícia Civil. A emissão é gratuita e é importante que os cidadãos estejam com a documentação necessária, como comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento. A iniciativa visa não apenas facilitar a identificação, mas também promover a inclusão social, assegurando que todos os cidadãos tenham acesso a um documento de identidade.