O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), informou a líderes partidários nesta quarta-feira (11) o apoio à candidatura do líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), na eleição para a presidência da Casa, que acontecerá em fevereiro de 2025.
O anúncio foi informado pelo líder do PT na Câmara, Odair Cunha (MG). “Não cabe debater a questão governo versus oposição, mas tão somente garantir a escolha de um nome que assegure o funcionamento harmônico e independente do Poder Legislativo”, escreveu o petista em seu perfil na rede social Bluesky.
Motta, que faz 35 anos nesta terça, almoçou com Lira e líderes partidários em Brasília. Ele publicou uma foto no Instagram ao lado dos deputados Altineu Côrtes (PL-RJ), Romero Rodrigues (Podemos-PB), Doutor Luizinho (PP-RJ), Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), Odair Cunha (PT-MG), Luciano Amaral (PV-AL), Renildo Calheiros (PC do B-PE).
O deputado bolsonarista Tenente Coronel Zucco (PL-RS) também estava presente no encontro.
Hugo Motta surgiu como candidato favorito à indicação depois que o deputado e presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), desistiu de sua candidatura.
Além do parlamentar paraibano, os líderes do PSD, Antonio Brito (BA), e do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), despontam como principais candidatos à sucessão de Lira. Os deputados baianos, inclusive, firmaram uma aliança para tentar barrar o favoristismo de Motta.