Os servidores da rede estadual de educação estão com as atividades paralisadas devido ao atraso do pagamento do salário.
De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) de MG, as atividades serão retomadas quando o salário for depositado, que estava previsto para ontem.
O Sind-UTE informou ainda que foi decidido, em assembleia, que a categoria vai paralisar sempre quando o salário não for pago no 5º dia útil.
O governo do Estado não conseguiu pagar nesta quarta-feira os salários de mais da metade do funcionalismo público.
Segundo a escala divulgada na semana passada, a primeira parcela do pagamento dos servidores deveria ser depositada ontem.
A Secretaria de Estado de Fazenda informou, por meio de nota, que não conseguiu efetuar o pagamento da primeira parcela dos salários de 53% do funcionalismo público por causa do reflexo da greve dos caminhoneiros.
De acordo com a secretaria, a paralisação gerou uma redução de R$ 340 milhões na arrecadação do Executivo Estadual. Ainda de acordo com a Secretaria da Fazenda, os depósitos da primeira parcela continuarão sendo feitas à medida que o fluxo de caixa for se normalizando, mas não esclareceu exatamente até quando isso deve acontecer.