O vereador Ilso Justino dos Santos, conhecido como ‘Buiú do Posto’, foi executado a tiros na manhã desta terça-feira (20) em Ervália, na Zona da Mata. O parlamentar de 47 anos tentava a reeleição neste ano. O sobrinho dele, Cláudio Martins de Freitas, de 40 anos, também foi morto a tiros.
Ilso e Cláudio estavam em casa, no bairro Sapucaia, quando um homem encapuzado invadiu a casa e deu seis tiros: cinco deles atingiram o sobrinho de ‘Buiú’, enquanto o sexto atingiu a cabeça do parlamentar, que morreu no local. Cláudio chegou a ser socorrido, mas morreu pouco depois.
Logo após o crime, o autor fugiu do local pulando o muro da casa. Após buscas, os militares encontraram o suspeito, um jovem de 20 anos, que foi preso e levado para a delegacia de Polícia Civil.
O caso será investigado, mas, inicialmente, a motivação política do crime foi descartada. O assassinato teria sido motivada por desavenças entre o autor e o sobrinho do vereador.
Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) em Ubá. Conforme a funerária, o velório do vereador e do sobrinho está previsto para começar na noite desta terça no Memorial Pax Ervália. O sepultamento será na tarde desta quarta (21) no Cemitério Recanto da Paz.
Luto na cidade
Jacqueline Said Rezende Lopes, presidente da Câmara Municipal de Ervália, declarou luto oficial de três dias na cidade e determinou que a bandeira do município deverá ficar a meio mastro durante o período.
Confira a íntegra da nota da Legislativo de Ervália
A Câmara Municipal de Ervália manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do estimado Vereador Ilso Justino dos Santos, ocorrido neste trágico dia.
Ilso Justino dos Santos, o saudoso Buiu, dedicou sua vida ao serviço público e ao bem-estar da comunidade ervaliense. Durante seu mandato, destacou-se por sua integridade, dedicação e compromisso com o desenvolvimento de nosso município. Sua partida deixa uma lacuna irreparável em nossa cidade e em nossos corações.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com a família, amigos e todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecer e conviver com Ilson Justino dos Santos. Que Deus possa confortar a todos, dando força e paz para superar esta perda.
Em sinal de respeito e reconhecimento, a Câmara Municipal de Ervália decreta luto oficial por três dias.