O Hospital Albert Einstein revelou na manhã deste sábado (17) a causa da morte de Silvio Santos. O dono do SBT morreu aos 93 anos, às 04h08, em São Paulo, em “decorrência de broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1)”.
A nota enviada à Itatiaia foi assinada pelos geriatras Gabriel Truppel Constantino e Victor José Dornelas Melo, além do cirurgião José Curado e do diretor médico Miguel Cendoroglo Neto.
A broncopneumonia é uma inflamação que atinge as estruturas internas do pulmão, como os brônquios e os alvéolos. Parte do órgão ou ele todo pode ser acometido.
A doença pode ser causada por um vírus, um fungo ou uma bactéria. Além disso, por doenças, como Covid-19 e H1N1, como no caso de Silvio Santos.
Para se chegar ao diagnóstico, o paciente necessita passar por exames, como raio-X de tórax ou uma broncoscopia. O tratamento inclui uso de medicamentos, como anti-inflamatórios e antibióticos, caso seja causada por uma bactéria. Em casos mais delicados, ele necessita de internação.
Sintomas:
- tosse;
- tosse com catarro;
- febre alta;
- falta de ar;
- dificuldade para respirar (dispneia);
- lábios e extremidades que ficam mais azuladas;
- suor;
- calafrios;
- fraqueza;
- cansaço.
Silvio Santos estava internado desde o dia 1º de agosto no hospital. Semanas antes, ele esteve na unidade médica após diagnóstico de H1N1. À época, a assessoria do canal desmentiu o estado “crítico” do apresentador e disse que ele estava “bem”.
Leia também
- Saiba quando e como foi a última participação de Silvio Santos em seu programa no SBT
- Relembre a carreira política de Silvio Santos, que tentou concorrer à Presidência em 1989
- Relembre quando Silvio Santos foi homenageado no Carnaval do Rio
- Globo e Record se manifestam sobre Morte de Silvio Santos
- CBF lamenta morte de Silvio Santos e toma decisão sobre rodada do Brasileirão
Pedido para orientar o público do SBT
Em julho, após diagnóstico de H1N1, Silvio Santos, de 93 anos, ordenou ao SBT que o público seja alertado sobre a doença. O apresentador recebeu alta médica no último dia 20 e está, segundo a assessoria do canal, “totalmente recuperado”. A informação foi divulgada, primeiramente, pelo jornalista Flávio Ricco, do R7, e confirmada à Itatiaia.
Preocupado com o público, o dono do canal pediu que alertas fossem colocados durante a programação sobre a doença. Como, por exemplo, “se você está com sintomas de gripe ou H1N1 procure um médico”.
A assessoria do SBT destaca que não se trata de uma campanha. “Não é uma campanha, é um pedido dele que sempre se preocupou com o público do SBT”, afirmou.