Paris 2024: mesmo após derrotas, seleção feminina de futebol avança às quartas de final

O Brasil não fez o seu papel ao perder para a Espanha, mas mesmo assim se classificou às quartas de final do futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

A Seleção ‘ligou o secador’ nesta quarta-feira (31) e precisou contar com a vitória dos Estados Unidos sobre a Austrália para assumir a posição de melhor terceiro lugar geral.

Pelo regulamento, os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam às quartas de final. Além deles, os dois melhores terceiros dos três grupos também avançam. Com isso, apenas uma seleção que terminará a fase inicial na terceira posição não se classificará ao mata-mata.

Fim da fase de grupo

O Brasil não fez grande campanha na fase de grupos da Olimpíada. Na estreia, apesar de ter sido inferior à Nigéria, o time de Arthur Elias venceu por 1 a 0. Posteriormente, a Seleção deixou escapar uma vitória sobre o Japão nos minutos finais, que garantiria a classificação. As asiáticas venceram por 2 a 1 e complicaram a vida das brasileiras.

Com a derrota na segunda rodada, o Brasil chegou ao confronto diante da Espanha com apenas três pontos e precisando de, no mínimo, um empate. Porém, o favoritismo prevaleceu, e a Seleção perdeu para as melhores do mundo por 2 a 0. Craque do time, Marta foi expulsa ainda no primeiro tempo.

Com três pontos e menos dois de saldo, o Brasil precisou recorrer ao ‘secador’ para se classificar. Isso porque os EUA venceram a Austrália nesta quarta-feira (31) por 2 a 1. O resultado fez com que as australianas ficassem na terceira posição do Grupo B, também com três pontos, mas atrás da Seleção na classificação geral.

Caso a Austrália vencesse os Estados Unidos, o Brasil ainda poderia torcer para se classificar a depender dos resultados do Grupo A. Antes da terceira rodada, todas as quatro seleções tinham chances de se classificarem na primeira colocação às quartas de final.

Próximo jogo

Classificado, o Brasil jogará contra o primeiro colocado do Grupo A, composto por França, Colômbia, Canadá e Nova Zelândia. Sem Marta, suspensa, a Seleção volta a entrar em campo às 16h (de Brasília) deste sábado (3). A partida será realizada no Stade de la Beaujoire, em Nantes.