‘Star Wars – Ameaça Fantasma’: como estão os atores do filme 25 anos depois?

O longa “Star Wars I: A ameaça fantasma”, lançado em 1999, marcou a retomada da bem sucedida da saga de George Lucas e que cativou milhões de fãs pelo mundo nos anos 80.

No filme, conhecemos a origem de Anakim Skywalker, antes dele se tonar o cruel Darth Vader. Agora, 25 anos depois, como estão os atores do filme?

Jake Lloyd

A trama revela aspectos da infância de Anakin Skywalker – que, nos primeiros anos de vida, é interpretado pelo ator Jake Lloyd. Mesmo com pouca idade, Lloyd tinha 10 anos quando trabalhou no longa. O ator mirim já havia atuado em grandes produções, como ‘Um Heroi de Brinquedo’ e ‘De Bem com a Vida’, ambos lançados em 1996.

Anos após atuar em Star Wars I, Lloyd abandonou a carreira de ator e iniciou o curso de cinema na Universidade de Columbia. ‘Star Wars’ trouxe problemas para vida pessoal do jovem, que sofreu bullying na escola e o assédio da imprensa e com problemas familiares devido ao divórcio dos pais.

Em 2008, o ex- ator foi diagnosticado com esquizofrenia paranoica e, em 2015, chegou a ser preso na Carolina do Sul. Na ocasião, ao ser abordado por policiais, Jake fugiu porque não tinha habilitação e bateu o carro durante a perseguição. Atualmente, ele está internado em uma unidade de reabilitação de saúde mental para tratar a esquizofrenia.

Liam Neeson

Quando integrou o elenco principal de “Ameaça Fantasma”, Liam Neeson já colecionava vários personagens de sucesso em longas-metragens, entre eles, o empresário alemão Oskar Schindler do aclamado “A Lista de Schindler” e “Les Misérables” de 1998.

Em ‘Ameaça Fantasma’, o ator encarnou Qui-Gon Jinn, um habilidoso mestre Jedi do então aprendiz Obi-Wan Kenobi, interpretado por Ewan McGregor. Desde então, Neeson se consolidou como um ator de talento para filmes de ação após o sucesso de longas, como “Busca Implacável”, “Esquadrão Classe A” e “Noite Sem Fim”.

Ewan McGregor: duas doses de Obi-Wan Kenobi

Ewan McGregor interpretou o jedi Obi-Wan Kenobi em três filmes da franquia: “Star Wars: A Ameaça Fantasma”, “Ataque dos Clones” e “A Vingança dos Sith”. Antes de participar do universo de George Lucas, ele já havia atuado no grande sucesso do cinema independente, dirigido por Danny Boyle, “Trainspotting”.

Depois de “Ameaça Fantasma”, o ator escocês participou em outras grandes produções, como “Moulin Rouge!”, “Big Fish” e “O Sonho de Cassandra”. Em 2022, McGregor retornou ao universo de Star Wars na série Obi-Wan Kenobi, que explora a vida do personagem durante seu exílio em Tatooine.

A “Ameaça Fantasma” 25 anos depois: um filme que envelheceu como vinho?

Na época do lançamento, Star Wars I teve uma recepção desastrosa. Apesar de ter sido bastante aguardado, o filme não foi bem recebido pelos fãs de Star Wars e, além disso, o longa também recebeu muitas críticas dos jornalistas especializados

. O autor e crítico da revista Variety, Todd Mccarthy, comentou na época que o longa não era nem cativante, nem arrebatador. “Não possui qualquer apelo emocional, nem a sensação de admiração e espanto que marca as melhores obras de ficção científica/fantasia”, escreveu há época.

No entanto, mais de duas décadas depois, uma geração de fãs da saga Star Wars tem olhado para o longa com mais consideração, talvez embalados pela nostalgia de ter sido o primeiro filme da franquia visto por essa faixa do público na tela grande do cinema. É possível que no futuro, até mesmo Jar Jar Binks, um dos personagens mais criticados e odiados pelos fãs de Star Wars na época do lançamento, encontre sua redenção e seja acolhido com mais carinho pelos milhares de aficionados pela franquia.