Após dias de impasse judicial, a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) assinou junto à concessionária EPR o contrato para gestão da BR-040, entre BH e Juiz de Fora.
A assinatura do contrato foi divulgada nesta sexta-feira (5), no Diário Oficial da União (DOU). Ela se deu pouco depois da derrubada de uma liminar da Via 040, até então responsável pelo trecho, que cobrava uma outorga para deixar a estrada mineira.
A previsão inicial do governo federal era que o contrato seria assinado no dia 4, mas a ação da Via 040 atrasou o processo. Na tarde de quinta-feira (4), a ANTT conseguiu derrubar a liminar.
Segundo o diretor da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, nos próximos 30 dias as duas concessionárias – Via 040 e EPR – farão uma gestão conjunta para o repasse das informações e procedimentos.
“A gestão da EPR começa em 9 de agosto. Até lá, as duas empresas terão, como previsto em contrato, um período de convivência”, diz Theo Sampaio.
A nova concessionária, EPR Via Mineira, passa a administrar os 232 km de extensão, com início no entroncamento da rodovia com a BR-356/MG, em Belo Horizonte, e término no bairro Barreira do Triunfo, em Juiz de Fora.