Como vai funcionar o Pix por aproximação, aprovado pelo Banco Central

Fazer um pagamento por Pix vai ficar ainda mais fácil a partir do ano que vem. O Banco Central e o Conselho Monetário Nacional (CNM) decidiram simplificar a tecnologia, permitindo que os pagamentos via Pix sejam feitos por aproximação. A nova modalidade está prevista para ser lançada no dia 28 de fevereiro de 2025.

Com a nova regra, o usuário não vai mais precisar abrir o aplicativo do banco para fazer um pagamento por Pix. A transação poderá ser feita diretamente pela carteira digital, as chamadas “wallets”, permitindo que o usuário pague apenas ao aproximar o celular da maquininha de cartão.

A mudança faz parte do pacote de novas regras do Open Finance, que além de facilitar o Pix, vai ampliar o escopo de instituições que serão obrigadas a participar do ecossistema, e estabelecer a estrutura definitiva de governança do Open Finance.

O Banco Central também aprovou a estrutura definitiva de governança do Open Finance. Agora, ela passará a ter personalidade jurídica e estrutura organizacional próprias.

O que é o Open Finance?

O Open Finance permite o compartilhamento dos dados pessoais e bancários do cliente entre as instituições participantes. O ecossistema já permite que os consumidores brasileiros tenham acesso a diversos benefícios oferecidos pelas instituições participantes, como: oferta de crédito mais barato, maior facilidade para portabilidade de crédito e de salário, economia com cheque especial, e oferta de melhores oportunidades de investimentos.

Segundo o Banco Central, a partir do Open Finance, as instituições financeiras irão criar Super Apps, consolidando todas essas soluções e informações em um único aplicativo. A ideia é facilitar ainda mais a experiência do cliente e a oferta de novos produtos e serviços financeiros.