“Dar valor à vida é o maior aprendizado”. A declaração da veterinária Gabriela Liguori, 38 anos, e natural de Barbacena, vem após passar dez dias no Rio Grande do Sul, onde atuou no resgate aos animais afetados pela tragédia.
Apesar de não ser a primeira experiência em catástrofes, ela não tem dúvida ao dizer que essa foi a mais intensa. “Nada se compara ao Rio Grande do Sul. São muitos animais. Só na cidade em que eu estava, Canoas, foram cerca de 155 mil atingidos. É praticamente a minha cidade debaixo d’água. As pessoas perdiam a referência de onde eram as casas”, relembra.
Gabriela foi ao Rio Grande do Sul por ser integrante da equipe de socorristas do Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD). Trata-se de um grupo de voluntários composto por mais de 80 membros, de diversas regiões do país e áreas de atuação que promovem ajuda humanitária aos animais e pessoas em situações de vulnerabilidade. O trabalho passa pelo resgate, atendimento e encaminhamento para abrigos.
Após a experiência, ela tem a vida como maior aprendizado. “A gente nunca perde por fazer o bem. É indescritível a sensação de poder fazer o bem”.