O Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades – está com inscrições abertas de filmes para a 23ª edição, prevista para novembro. Cineastas estreantes de Juiz de Fora e Zona da Mata, e de países da América do Sul, podem inscrever seus trabalhos até o dia 14 de junho, no site do evento.
O Primeiro Plano é dividido em duas mostras competitivas, além de trazer para as salas de cinema filmes inéditos do circuito brasileiro e sul-americano.
Também organiza uma semana temática, com debates e oficinas sobre produção audiovisual com profissionais renomados do mercado. Essa programação, e as inscrições, serão divulgadas em breve.
Sobre as Mostras do Primeiro Plano
A Mostra Competitiva Regional é voltada a cineasta residente em Juiz de Fora, Zona da Mata ou Vertentes. E na Mostra Competitiva Mercocidades o público-alvo é formado por diretores estreantes de qualquer país da América do Sul.
Poderão concorrer trabalhos finalizados a partir de janeiro de 2023, desde que não tenham como finalidade a divulgação de empresas e/ou instituições. A duração máxima da exibição, gravada em 35 mm ou digital, não poderá passar dos 25 minutos.
Na Mostra Competitiva Regional, os filmes selecionados concorrerão a um prêmio de R$ 10 mil, o Incentivo Primeiro Plano. O vencedor ainda terá acesso a serviços de parceiros para a finalização de um novo curta, de até 20 minutos, que será exibido na edição 2025 do Primeiro Plano.
Também será escolhido o Melhor Filme pelo júri popular e o troféu Luzes da Cidade – com avaliações dos diretores participantes da Mostra Mercocidades -, com prêmio de R$ 1.000.
Na mostra Mercocidades, os filmes concorrem aos prêmios regulares de um festival.