Por meio do Ministério dos Esportes, o Governo Federal enviou, na tarde desta sexta-feira (10), um pedido à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para paralisar o Campeonato Brasileiro. Diante da solicitação assinada pelo ministro André Fufuca (PP-MA), o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, irá se reunir com os clubes para analisar o caso.
As chuvas no Rio Grande do Sul e os impactos no estado motivaram o pedido do Ministério dos Esportes. A informação foi antecipada pela ESPN e confirmada pela Itatiaia, que avançou na apuração. Segundo apurou a reportagem, a chance de acataram o pedido é pequena.
“Em atenção ao Estado de Calamidade Pública decretado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul (…) solicito que seja realizada a paralisação do Campeonato Brasileiro”, diz trecho do documento.
Chuvas no RS
Segundo dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 113 pessoas morreram em decorrência dos impactos da chuva que assolam o estado desde o fim de abril. 17,6% população total do estado, ou 1,916 milhão de pessoas foram afetadas direta ou indiretamente pelos eventos, com 69.617 pessoas em abrigos e 337.116 desalojados.
Dos 497 municípios do RS, 435 foram afetados pela chuva. Ainda há 146 pessoas desaparecidas e 756 feridas. As cidades sofrem com enchentes desde o fim de abril, além de falta de água, energia e mantimentos.