As inscrições para a “10ª Semana Paralímpica” terminam nesta sexta, 18.
O evento é promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através do Departamento de Lazer e Exercício Físico (Dlef) da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL).
Podem participar da competição todas as pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual, visual ou múltipla, que participam ou não de programas da SEL, de entidades ou de escolas públicas e particulares de Juiz de Fora ou de regiões circunvizinhas.
Os interessados devem se inscrever pelo site da PJF, através do link, onde constam ficha, regulamentos de cada modalidade e programação do evento. Preenchida, a ficha deverá ser enviada para jfparalimpicosel@pjf.mg.gov.br ou entregue na SEL, Avenida Rui Barbosa, 530 – Bairro Santa Terezinha).
Modalidades
Futebol paralímpico – Praticado por atletas com paralisia cerebral, deficiência física, auditiva e intelectual. É alternativa ao futebol de sete, praticado apenas por paralisados cerebrais.
Polybat (ou tênis de mesa com barras laterais) – Surgiu como alternativa de esporte para pessoas que não conseguem praticar o Tênis de Mesa tradicional e nem são elegíveis para a Bocha. Inclui pessoas com deficiência física, intelectual e visual (baixa visão).
Bocha – Praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas. As provas podem ser individuais, em duplas ou por equipes, nos gêneros feminino e masculino. O objetivo é aproximar as bolas coloridas da branca.
Goalball – Desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. A quadra tem as mesmas dimensões das de vôlei, e as partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com três minutos de intervalo. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias. O objetivo é balançar a rede adversária.
Atletismo – Praticado por atletas com deficiência auditiva, física, visual ou intelectual. Há provas de corrida, salto em distância, lançamento de disco e arremesso de peso, tanto no feminino quanto no masculino, com disputas específicas.
Natação – Adaptações somente nas largadas, viradas e chegadas. Podem praticar deficientes auditivos, físicos, intelectuais e visuais.