Os técnico-administrativos em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), abrangendo Juiz de Fora e Governador Valadares, e do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), incluindo a reitoria, Juiz de Fora e Santos Dumont, aprovaram o indicativo de greve para o dia 11 de março.
A assembleia que discutiu o assunto foi realizada nessa terça-feira (27).
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino em Juiz de Fora informou que a data segue orientação da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra). A deflagração oficial ocorrerá em uma nova assembleia da categoria, marcada para o dia 7 de março na UFJF e, na mesma semana, no IF Sudeste MG.
De acordo com o Sintufejuf, o principal objetivo do movimento é pressionar o governo federal em defesa da reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). Desde outubro do ano passado, a Fasubra e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) apresentaram uma proposta de reestruturação ao Ministério de Gestão e Inovação (MGI). No entanto, apenas no último dia 22 de fevereiro foi realizada a 3ª Mesa Específica e Temporária, sem resposta do governo federal às demandas das entidades sindicais.
Além disso, segundo o sindicato, o governo reafirmou a política de reajuste zero para a categoria em 2024 e propôs um aumento de 9% dividido em dois anos (2025 e 2026), o que está consideravelmente abaixo da recomposição das perdas inflacionárias acumuladas nos últimos anos.