Processo que levou à demissão de professor é anterior à denúncia de indução de alunos ao suicídio, explica IF Sudeste

O Instituto Federal Sudeste de Minas (IF Sudeste MG) informou que a demissão do professor lotado no campus de Barbacena foi decorrente de um Processo Administrativo Disciplinar sobre fato anterior à denúncia sobre indução de alunos do ensino médio ao suicídio, em junho do ano passado.

Conforme o IF Sudeste, o professor já respondia a processo quando houve o segundo caso, que segue com investigação em andamento na instituição.  A assessoria reforçou que os dois casos correm em sigilo até o trânsito em julgado das decisões.

A Itatiaia não conseguiu contato do professor ou da defesa dele.

Demissão por “incontinência pública e conduta escandalosa”

Como a Itatiaia divulgou, a demissão do professor consta na portaria de 27 de dezembro, assinada pelo reitor André Diniz de Oliveira, que entrou em vigor ao ser publicada nesta terça no Diário Oficial da União.

Segundo o texto, o servidor foi demitido por “incontinência pública e conduta escandalosa na repartição”, como previsto no artigo 132, inciso 5 da lei 8.112 de 1990, o que significa que o comportamento dele não atendeu aos limites da decência, gerando repercussão prejudicial à instituição. e com a decisão, o cargo dele é declarado vago. 

A partir da publicação começou a contar o prazo de 30 dias para Pedido de Reconsideração, quando é possível questionar e pedir a revisão de uma decisão dentro do mesmo processo perante a mesma autoridade que a proferiu.