Atletas convidados e de Juiz de Fora participam de torneio de goalball

A próxima terça-feira (12) será dedicada ao goalball em Juiz de Fora. Atletas convidados de São Paulo, Goiânia e Leopoldina vão se juntar à equipe do Projeto Paradesporto/SEL em um torneio no Ginásio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), na Avenida Rui Barbosa, 530, Santa Terezinha.

Ouça na reportagem.

Sobre o Goalball

A modalidade paralímpica foi desenvolvida exclusivamente para deficientes visuais. É disputado em uma quadra com as mesmas dimensões das de vôlei (9m de largura por 18m de comprimento).

Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas.

De cada lado da quadra, há um gol com 9m de largura e 1,30m de altura. A bola tem 76cm de diâmetro e pesa 1,25kg. A bola tem um guizo em seu interior para que os jogadores saibam a direção.

O objetivo é balançar a rede adversária. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias.

O goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso, não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo e nas paradas oficiais.