Muriaé, na Zona da Mata, registrou o segundo dia mais quente do ano nesta sexta-feira (17), quando os termômetros chegaram a 39,6ºC, às 14h50. O recorde permanece com o registro feito às 15h43 de terça-feira (14): 40,4ºC.
Os dados foram confirmados à Itatiaia pela Defesa Civil municipal. De acordo com o órgão, a expectativa é que a cidade bata recorde de temperatura neste sábado (18).
Por isso, o perfil oficial da Prefeitura de Muriaé divulgou orientações que os moradores devem adotar nestes dias quentes:
- aumentar a ingestão de água nesse período;
- usar (e repor) protetor solar com FPS 50 ou mais;
- evitar ficar no sol, principalmente das 10h às 16h;
- usar e abusar de bonés, chapéus e óculos escuros com proteção UV;
- optar por refeições mais leves, como frutas e vegetais.
Em caso de qualquer mal-estar, a orientação da Prefeitura é que a pessoa procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Previsão do tempo
No entanto, a previsão para a Zona da Mata indica fortes temporais iniciando no domingo (19) se estendendo até a próxima terça-feira (21). Segundo a Defesa Civil de Muriaé, os modelos apontam para uma previsão de acumulado de chuvas variando entre 60 a 100 mm até a próxima terça, com possibilidade de granizo e ventos acima da média em áreas isoladas no município.
Por isso, o setor alerta para moradores de encostas e regiões ribeirinhas redobrarem atenção, entrando em contato com a Defesa Civil em caso de atendimento através do telefone 199 ou pelo celular de plantão (32) 98826-9846.