Está em vigor alerta laranja de tempestade para Zona da Mata e Vertentes, informa Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta laranja de tempestade para diversas cidades de Minas Gerais. Estão incluídos municípios da Zona da Mata, como Juiz de Fora, Muriaé, Leopoldina, Bicas, Santos Dumont, Lima Duarte, Ubá, e também Barbacena, Barroso e São João del-Rei, do Campo das Vertentes.

O aviso segue até às 10h desta quarta-feira (1º). A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há também risco de corte de energia elétrica, de alagamentos, estragos em plantações e queda de árvores.

O órgão recomenda que, em caso de rajadas de vento, não fique debaixo de árvores, porque há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Em caso de emergência, acionar a Defesa Civil no 199 ou o Corpo de Bombeiros no 193

Chuva em Muriaé

Falando sobre chuva, uma forte chuva caiu em Muriaé, na Zona da Mata, nessa segunda-feira (30). O volume médio registrado foi de 54 mm. A Defesa Civil Municipal informou que os bairros com maiores registros foram José Cirilo, Dornelas e Aeroporto. Na região do José Cirilo, em apenas 1h, choveu 60 mm.

Segundo o órgão, em relação ao acumulado do mês, até o momento, foi de 163 mm de chuva. Isso representa um valor de 20% acima da média histórica do município para o mês de outubro.