Documentário narra episódios da vida e o martírio da Beata Isabel Cristina

A vida e o sacrifício da Beata Isabel Cristina são o tema do documentário “Isabel Cristina: uma história de martírio”. O filme estreia neste domingo (22), às 20h, no canal do Youtube da Lumine, serviço de streaming católico, que produziu o filme. No mesmo horário, será exibido no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG). Os dois eventos são gratuitos.

Com cenas de documentário e ficção, a obra retrata a vida de Isabel Cristina Mrad Campos. A jovem nascida em Barbacena foi assassinada aos 20 anos ao se defender do ataque do homem que foi montar um móvel na casa onde ela morava em Juiz de Fora e tentou violentá-la.

Devido ao modo como viveu e morreu, defendendo os valores cristãos, a jovem mineira foi declarada Mártir pelo Papa Francisco, em outubro de 2020, e beatificada em 10 de dezembro de 2022. Ela é a primeira Beata da Arquidiocese de Mariana.

Fatos menos conhecidos da vida da Beata Isabel Cristina

Com depoimentos de familiares, amigos, moradores de Barbacena e autoridades da Igreja, o filme vai além da tragédia que vitimou Isabel Cristina.

Nas cenas ficcionais, os cineastas Gustavo Leite e Julia Sondermann, junto à atriz Cris Eifler, reconstituem episódios que os entrevistados descrevem durante as conversas.

Além disso, detalhes inspiradores e menos conhecidos, como a devoção aos santos, a caridade ao próximo, a delicadeza para com os pobres e os doentes também são contados.

Segundo a Arquidiocese de Mariana, a ideia de fazer um documentário sobre a vida da Virgem e Mártir Isabel Cristina nasceu na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, que ela e os pais frequentavam. Segundo o Pároco local, Monsenhor Danival Milagres, a proposta surgiu a partir de uma conversa entre ele e um então agente da Pastoral da Comunicação (Pascom) da paróquia, Gustavo Grossi, diante de toda movimentação na preparação do evento de beatificação.

Com autorização do Monsenhor Danival, Gustavo entrou em contato com a Lumine em outubro de 2022. A produção começou em dezembro do ano passado. Além dos depoimentos, foram registradas imagens da celebração que elevou Isabel Cristina à honra dos altares e o translado dos seus restos mortais do Santuário de Nossa Senhora da Piedade para a Capela que será dedicada a ela.

Leia também

Assista ao trailer da produção: