Neste domingo (1º) ocorrem as eleições dos Conselheiros Tutelares de Juiz de Fora. As urnas foram lacradas em cerimônia no auditório da Prefeitura, com a presença da comissão organizadora, fiscais que trabalharão na votação e interessados no processo, que é acompanhado e fiscalizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)
Neste ano, o pleito conta com 93 candidatos para 25 vagas. Isso se deve ao crescimento do número de conselhos na cidade. É o que explica a presidente da Comissão do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares, Adriana Marques.
O pleito ocorre no Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora (Escola Normal), na Avenida Getúlio Vargas, s/n, e no Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho (CEM), na Travessa Dr. Prisco, 57, Centro. Os eleitores com iniciais de “A a K” votam na Escola Normal, enquanto os”L a Z” votam no CEM.
Conforme Adriana, com aumentou o número de conselhos, a previsão é de que dobre o número de eleitores nas urnas neste ano. Ela detalha quem pode votar.
A Prefeitura de Juiz de Fora informou que o transporte coletivo urbano será gratuito para as eleições, durante o horário de votação neste domingo.
Na semana passada, a Defensoria Pública de Minas Gerais, informou que enviou ofício a todos os municípios mineiros recomendando que isentem as tarifas do transporte público no dia da eleição, como forma de garantir o direito de todo cidadão de assegurar o direito fundamental ao voto.