O Ministério Público de Minas Gerais informou, neste sábado, 23, que foi preso na noite dessa sexta-feira, 22, Wesley Militão da Silva, conhecido como Wesclim, criminoso que figura na lista do programa Procura-se, do Governo de Minas, que tem o objetivo realizar a prisão de indivíduos foragidos da Justiça.
A prisão se deu por meio da operação Ricercato, uma ação conjunta do Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Regional Juiz de Fora, e a Polícia Militar de Minas Gerais, por intermédio da Diretoria de Inteligência (Dint). A ação contou ainda com apoio da Polícia Militar fluminense.
De acordo com a PMMG, esse é o 5° localizado dos 12 que compõem a lista em 2023. O nome da operação Ricercato, significa foragido em italiano.
Nossa reportagem tenta contato com a defesa do preso.
Criminoso de alta periculosidade, diz MP
De acordo com o MP, o criminoso, de 26 anos, possui quatro mandados de prisão em aberto e condenação superior a 13 anos de prisão na comarca de Juiz de Fora. Ele é apontado como uma das lideranças de uma organização criminosa atuante na cidade, principalmente, no tráfico ilícito de drogas e crimes violentos, com ramificações no Rio de Janeiro.
O MPMG informou que o preso é considerado de alta periculosidade. Em 2022, chegou a efetuar disparos de arma de fogo contra uma guarnição policial. O foragido da Justiça foi preso no Aglomerado Rainha da Sucata, na cidade de Cabo Frio. Cercado por policiais militares de Minas e do Rio de Janeiro, não reagiu à prisão, sendo preservado seus direitos. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Cabo Frio para os cumprimentos legais.