O Ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), vai se reunir na quinta-feira (31) com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jorge Oliveira, para discutir a concessão de um dos trechos da BR-040.
Conforme apuração de Ediliene Lopes, da Itatiaia, a proposta é manter o leilão do trecho de Belo Horizonte a Juiz Fora no dia 14 de dezembro, data que já havia sido definida.
No entanto, o projeto autorizado pelo TCU é para a concessão de todo o trecho da BR-040, de Belo Horizonte ao Rio de Janeiro. Para dividir a licitação, com segurança jurídica, o ideal seria submeter novos projetos, com os trechos divididos, ao Tribunal de Contas da União.
A tentativa do ministro será fazer apenas uma consulta ao órgão fiscalizador, sem precisar submeter novas propostas. O ministro afirmou à Itatiaia que se o todo já foi autorizado significa que as partes desse todo também já estariam liberadas.
Caso o plano de Renan Filho funcione, o edital para concessão da BR-040 de BH à Juiz de Fora deve ser publicado nos próximos dias e o leilão fica mantido para o dia 14 de dezembro.
Para o trecho do Rio de Janeiro a Juiz de Fora, o Ministério trabalha uma saída dentro do contrato vigente. O planejamento para a Rota dos Cristais, que vai até Cristalina (GO), é publicar o edital até outubro e fazer o leilão nos primeiros meses do ano.