O Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon) da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) iniciou, nesta semana, o Mutirão contra Golpes em Defesa da Pessoa Idosa. A ação será realizada até 14 de julho, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Os interessados devem comparecer à sede do Sedecon, na Rua Marechal Deodoro, 722, Centro
O serviço auxilia o aposentado que tem empréstimo consignado na verificação de alguma taxa cobrada de forma irregular, como de seguros e associações contributivas.
Conforme o Sedecon, em 2023, 128 reclamações foram registradas. Para prevenir casos de golpes, que somaram 228 atendimentos nos seis primeiros meses deste ano, servidores vão instruir os beneficiários comopara efetuarem o bloqueio do benefício para empréstimos e contratos de cartão, medida possível por meio do aplicativo do INSS.
O mutirão também terá viés educativo para a prevenção de novos casos. Segundo o coordenador do Sedecon, Nilson Ferreira, as pessoas idosas devem:
- pensar na responsabilidade financeira, antes de assinar qualquer contrato;
- se possível, ir ao banco, empresa ou financeira presencialmente, evitando contratações por telefone ou aplicativos;
- ler atentamente todo o conteúdo do contrato, para identificar cláusulas embutidas autorizando o desconto associativo ou de seguro no benefício.