Câmara 170 anos: Exposição revela protagonismo em documentos históricos

Durante o mês de abril, a Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) está celebrando seu aniversário de 170 anos.

O primeiro evento dessa data tão marcante é a Exposição Câmara em Memória: 170 Anos de história, que permitirá aos cidadãos um aprofundamento na história de Juiz de Fora.

A apresentação é aberta ao público, no saguão do 3º andar do Palácio Barbosa Lima, prédio da Casa do Povo, e vai até o dia 1º de maio.

Os arquivos da exposição contam a história da cidade desde o período Imperial até os dias atuais.

Dentre os documentos do inventário, estão a primeira lei da cidade; a mais antiga ata de Reunião Ordinária presente nos arquivos históricos; o discurso de saudação ao imperador Dom Pedro II durante sua visita a Juiz de Fora; a comunicação de importantes leis à cidade, como a Lei do Ventre Livre e a Lei Áurea; e até mesmo uma planta das ruas da cidade, elaborada pelo engenheiro francês Howyan no século XIX.

As festividades se estenderão entre os dias 14 e 28 de abril. A programação para celebrar os 170 anos está repleta de atividades: além da exposição, a Câmara também vai promover ações sociais com serviços de saúde e beleza oferecidos gratuitamente no Parque Halfeld; a instauração de uma cápsula do tempo; e a reedição do livro História de Juiz de Fora – até 1950, escrito pelo jornalista Paulino de Oliveira, reeditado e relançado pela Câmara.

Confira a programação que celebra os 170 anos da Câmara de Juiz de Fora

24 de abril
18h30
– Lançamento do programa de capacitação da Elejuf “Nossa Câmara Cidadã” – curso aberto a participação com o tema “Democracia, cidadania e participação” (vagas limitadas)

26 de abril

9h
– Abertura das festividades no Parque Halfeld;

10h – Apresentação de Zumba;

Durante os eventos, serão oferecidos serviços de saúde e beleza:

– Aferição de pressão;

– Informações sobre controle de diabetes e teste de glicemia;

– Corte de cabelo;

– Atendimento do Procon.

19h30 – Relançamento do livro História de Juiz de Fora, escrito por Paulino de Oliveira. O livro traz dados, documentos e informações essenciais para fazer conhecer os caminhos da formação da cidade, com fatos desde o século XVIII até o ano de publicação do livro, 1950. Seguindo principalmente as atas da Câmara Municipal, primeira instituição política e de serviço público da região, o autor desenha em suas páginas a jornada de construção daquela que, a partir do pequeno arraial, cresceu até se tornar o principal município da Zona da Mata, referência para mais de 2 milhões e meio de habitantes: nossa querida Juiz de Fora.


27 de abril

19h30 – Outorga da Medalha do Mérito Legislativo

Em sessão solene, a Câmara homenageia personalidades e entidades que desempenham com destaque serviços relevantes a Juiz de Fora. A Medalha do Mérito Legislativo é outorgada nas áreas de Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Esporte e Lazer, Filantropia e Assistência Social, Justiça, Meio Ambiente, Segurança Pública, Saúde, Agropecuária, Política, Indústria e Comércio, Transporte, Turismo, Comércio e Serviços e Mérito Excepcional.

Local: Plenário da Câmara Municipal.

28 de abril

12h – Cápsula do tempo da Câmara Municipal

Em celebração aos 170 anos, a Casa reunirá mensagens de alunos de escolas, entidades, imprensa, agentes políticos e influenciadores sobre como querem a cidade de Juiz de Fora no aniversário de 200 anos da Câmara. A cápsula será enterrada na frente do Palácio Barbosa Lima, e reaberta daqui a 30 anos. 

Local: Jardim da Câmara Municipal.
 

18h – Shows artísticos gratuitos para a população. 

Coral da UFJF;

Show de Renan e Cristiano;

Cantora Sandra Portella.