Ataque em escola de SP: Vídeo mostra momento que professora toma faca de aluno

Imagens do circuito de segurança da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, na Zona Sul de São Paulo, mostram o momento em que o adolescente de 13 anos entra na sala e ataca a professora Elisabeth Tenreiro, de 71 anos, que morreu no local. Depois disso, o agressor foi imobilizado por outra docente, que evitou que o jovem fizesse mais vítimas.

“Precisamos destacar o ato heroico da professora Cinthia. Foi ela que mobilizou o agressor e fez com que a arma branca, a faca, fosse retirada dele. Não fosse a ação dessa professora, essa ação teria sido muito pior”, disse o secretário de Segurança do Estado, Guilherme Derrite, após o ataque. A polícia apreendeu o estudante.

As vítimas foram encaminhadas aos hospitais das Clínicas, Bandeirantes, Universitário e São Luís. “Nós temos três professoras feridas. Uma que sofreu alguns golpes, mas está estável e outras duas com ferimentos superficiais. Também temos dois alunos estáveis e outro garoto em estado de choque”, explicou o secretário.

Nas redes sociais, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) lamentou o episódio. “Não tenho palavras para expressar minha tristeza com a notícia do ataque”, disse ele, que afirmou ainda concentrar esforços para dar atendimento às vítimas e às famílias.

Momentos de terror

“Ficamos apavorados”. Foi isso que relatou David Moreira, funcionário de uma borracharia que fica na esquina da escola. “Vieram até aqui correndo pedindo socorro. Ele que tinha um menino na escola com a faca. Eu disse: ‘fica aqui e eu vou lá ver’’’, relatou à Itatiaia.

Quando chegou lá, David deparou com as crianças gritando: “Tira nós daqui (sic), tira nós daqui (sic)’’. “Então colocamos elas dentro da borracharia”, contou.

Por Mariana Manetta – Itatiaia