Na noite desta segunda-feira, 6, aconteceu a 59ª edição do Troféu Guará BMG 2023. A cerimônia premiou os principais nomes do esporte mineiro em 2022 e foi transmitida pela Itatiaia através do dial (95.7) e também pelo canal de Youtube da emissora.
A apresentação do evento, que contou com a presença dos premiados, foi feita por João Vítor Xavier, Thiago Reis, Fernanda Viegas e João Vitor Cirilo.
O Atlético foi o grande premiado da noite, por conta dos títulos conquistados ao longo da temporada 2022. Além da Supercopa do Brasil, o Galo venceu o Campeonato Mineiro tanto no futebol masculino como no feminino.
“Ganhamos alguns títulos, mas a gente sabe que tem espaço para melhorar. Fizemos alguns movimentos, especialmente no plantel, para que a gente possa conseguir mais títulos esse ano, e quem sabe ano que vem estamos recebendo não só três, mas quatro ou cinco troféus”, comemorou e projetou o presidente alvinegro, Sérgio Coelho, que projetou novas conquistas em todas as categorias do clube.
Os três troféus foram entregues pelo Dr. Jarbas Soares Júnior, procurador de Justiça de Minas Gerais e atleticano. “Agradeço todos os dias ao meu pai e minha mãe, que me ensinaram a viver bem, torcendo pelo Atlético”, brincou.
Premiados Troféu Guará
Atlético e Cruzeiro tiveram o mesmo número de jogadores eleitos para a Seleção do Troféu Guará BMG. Campeão da última edição do Campeonato Mineiro, o Galo emplacou cinco atletas no time ideal.
Hulk recebeu premiação por ter sido o artilheiro e eleito o Craque do Ano. Rubens foi a revelação da temporada.
No ano em que conseguiu o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro também teve cinco jogadores selecionados para a Seleção do Troféu Guará BMG. Paulo Pezzolano foi escolhido como o melhor treinador de 2022 e Ronaldo Fenômeno o melhor dirigente.
Capitão e um dos destaques do América na campanha que leva o Coelho para a Copa Sul-Americana de 2023, Juninho está na equipe. Felipe Fernandes de Lima levou a premiação como o melhor árbitro do futebol mineiro na última temporada.
Campeão da Superliga Feminina, o Minas Tênis Clube recebeu um Troféu Guará BMG Especial, assim como o Sada Cruzeiro, vencedor entre os homens. Jair Bala, ídolo do América, recebeu uma homenagem póstuma durante a cerimônia.
A eleição para as definições da Seleção Guará, dos prêmios por títulos conquistados e das outras premiações foi concluída após a soma dos votos de 29 veículos de comunicação de Minas Gerais, entre emissoras de rádio e televisão, jornais impressos, revistas e portais de internet. Cada órgão de imprensa teve direito a um voto, assim com a Itatiaia, que organiza a premiação.
Seleção Troféu Guará 2022
Goleiro: Rafael Cabral (Cruzeiro);
Lateral-direito: Mariano (Atlético);
Zagueiros: Lucas Oliveira (Cruzeiro) e Eduardo Brock (Cruzeiro);
Lateral-esquerdo: Guilherme Arana (Atlético);
Meio-campistas: Juninho (América), Neto Moura (Cruzeiro), Zaracho (Atlético) e Nacho (Atlético);
Atacantes: Edu (Cruzeiro) e Hulk (Atlético);
Técnico: Paulo Pezzolano (Cruzeiro).
Outras premiações no futebol
Artilheiro: Hulk (Atlético);
Revelação: Rubens (Atlético);
Craque do ano: Hulk (Atlético);
Dirigente do ano: Ronaldo Fenômeno (Cruzeiro);
Árbitro do ano: Felipe Fernandes de Lima;