Produção de veículos cresce no Brasil em maio

A produção de veículos cresceu no Brasil, tendo registrado aumento de 10,7% em maio. Além disso, pela primeira vez no ano, superou a marca de 200 mil unidades produzidas, com 205,9 mil veículos. Fato que não acontecia desde dezembro de 2021.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 7, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Para a associação, aos poucos a produção de autoveículos vai se recuperando das restrições impostas pela crise global dos semicondutores, mesmo com paradas pontuais em algumas fábricas.

Segundo a instituição, também pela primeira vez em 2022 houve crescimento sobre o mesmo mês do ano anterior, de 6,8% – coincidentemente, foi em maio do ano passado que a falta de componentes eletrônicos começou a gerar os primeiros impactos relevantes no setor automotivo brasileiro.

Com produção em alta e mais dias úteis, maio também registrou bons resultados nas vendas ao mercado interno, com crescimento pelo quarto mês consecutivo.

Os 187,1 mil autoveículos licenciados representaram uma elevação de 27% sobre abril, quase empatando com o resultado de maio de 2021. A média diária de 8,5 mil unidades foi a maior do ano, crescendo 10% em relação a abril.

As exportações de 46,1 mil unidades em maio significaram alta de 2,8% sobre o mês anterior e de 24,6% sobre maio de 2021.

No acumulado do ano, já se exportou 19,4% a mais em unidades que em 2021, e 27% a mais em valores, graças ao bom desempenho dos produtos brasileiros em mercados como Colômbia e Chile, entre outros países da América Latina.