O prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) anunciou nesta sexta-feira, em discurso na sede do executivo municipal, sua saída do cargo para concorrer ao governo de Minas Gerais. Em tom emocionado, Kalil disse ter sentimento de ‘dever cumprido’ à frente da prefeitura nos cinco anos e três meses que esteve no cargo e comparou a votação que teve na última eleição com o título da Copa Libertadores que conquistou como presidente do Atlético.
“Se digo um até breve a Belo Horizonte, me dirijo ao meu Estado: me aguardem. Sem promessas e sem mentiras, vamos levar essa forma humana de cuidar de gente para todo esse povo abandonado, entorpecido por promessas e mentiras”, discursou Kalil já em tom de campanha.
Eleito vice-prefeito par ao segundo mandato de Kalil, o economista Fuad Noman, de 74 anos, assume o Executivo municipal. Fuad foi secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República no governo de Fernando Henrique Cardoso. No governo Aécio Neves, foi secretário da Fazenda entre 2003 e 2007 e depois assumiu a pasta de Transportes e Obras Públicas.
Com Kalil, saem da prefeitura de Belo Horizonte os secretários Jackson Machado e Maria Caldas, responsáveis pelas pastas da Saúde e de Políticas Urbanas, além do procurador-geral Castellar Guimarães.
Kalil terá como principal adversário na corrida eleitoral o atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), candidato à reeleição.