Dia dos Pais: Procon de Juiz de Fora orienta sobre compra de presentes

A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) reforçou as dicas para as compras para o Dia dos Pais. Em caso de dúvidas ou reclamações, o consumidor deve procurar atendimento no Procon/JF pelos telefones 3690-7610 / 3690-7611.

O superintendente interino do Procon/JF, Magno Alexandre dos Santos, ressaltou que independente do presente escolhido, é importante exigir a nota fiscal, pois ela garante os direitos dos consumidores e os deveres dos fornecedores de produtos ou de serviços.

Outra orientação é comparar preços e optar, se possível, pela aquisição à vista, o que pode viabilizar desconto maior e proporcionar vantagens. O órgão explicou que o estabelecimento pode diferenciar as formas de pagamento como dinheiro ou cartão, mas não pode estabelecer valor mínimo para compras a crédito ou a débito.

Em relação a compra pela internet, órgão ressaltou que os cuidados devem ser redobrados para não cair em golpes ou, eventualmente, não receber produtos ou serviços contratados.

O Procon/JF listou alguns cuidados para realizar compras com cautela pelo meio on-line, que são: pesquisar a procedência da loja virtual através dos portais de pesquisa e também pelo site consumidor.gov.br, analisando a opinião de outros clientes e avaliações relacionadas à qualidade do produto, prazos de entrega e políticas de troca.

Ainda nas compras on-line, para saber se o site garante a segurança de dados, verifique se há símbolo de cadeado no canto esquerdo do campo de preenchimento do endereço; verifique se a loja on-line informa CNPJ, telefone e endereço no site.

Quem compra pela internet também deve receber a nota fiscal da compra, que deve ser disponibilizada assim que o produto for faturado pela empresa. E o prazo de arrependimento de uma compra feita pela internet é de sete dias após a entrega do produto.