A Secretaria de Saúde de Juiz de Fora informou que pessoas completamente vacinadas contra Covid-19 buscaram postos de vacinação em Juiz de Fora e tomaram 3ª dose do imunizante. A quantidade de pessoas não foi informada.
Conforme a pasta, os dados dessas pessoas foram colhidos e encaminhados ao Ministério Público.
A secretaria explicou que as informações das pessoas estão sob consulta através do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), o que permite a verificação da real situação imunológica em qualquer local do país.
Além disso, a secretaria de Saúde já havia publicado uma portaria que estabelece medidas de identificação e levantamento de casos de revacinação de Covid-19 e cruzamento de doses no município.
Nesta semana, a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora divulgou que recebeu denúncias de pessoas completamente vacinadas contra covid-19 buscaram postos de vacinação em dois municípios da região, que são Rio Novo e Chácara, alegando não terem sido vacinadas com intuito de receber uma terceira dose de determinado imunizante.
A Prefeitura de Rio Novo explicou que duas pessoas – ,com idades em conformidade com o grupo prioritário vigente para imunização – compareceram a Unidade de Saúde do Município para receber a vacina. Essas duas pessoas receberam imunizantes da marca Pfizer.
Porém, segundo a prefeitura, durante o lançamento de dados no sistema foi constatado que ambas já haviam sido vacinadas em outra cidade com duas doses da Coronavac.
Diante da situação, o executivo local informou o fato a Superintendência Regional de Saúde, que encaminhou o caso ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais para adotar as medidas legais cabíveis a respeito do ocorrido.
A reportagem da FM Itatiaia entrou em contato com a Prefeitura de Chácara, mas as ligações não foram atendidas.