Juiz de Fora terá retomada gradual de cirurgias eletivas

As cirurgias eletivas voltaram a ser liberadas, em Minas Gerais, e poderão ser realizadas de acordo com normas específicas para cada onda do Minas Consciente. A liberação ocorreu na última semana pelo governo estadual.

Mesmo com a cidade fora do Minas Consciente – por seguir um programa próprio de retomada das atividades – Juiz de Fora vai adotar as medidas definidas pelo Estado.

De acordo com a Secretaria de Saúde, com a liberação parcial das cirurgias eletivas pelo governo do estado, relacionada à onda que cada região se enquadre no momento, a cidade poderá retomar as cirurgias em ambiente ambulatorial, sendo os procedimentos cirúrgicos hospitalares que não demandem intubação orotraqueal ou sedação profunda.

A pasta informou que o retorno das cirurgias eletivas se dará de forma gradual, e as decisões serão feitas de forma técnica sobre quais intervenções cirúrgicas serão realizadas, levando em conta a situação dos equipamentos de saúde do município.

Segundo a secretaria, será priorizado o agendamento de cirurgias cuja espera tenha impacto importante numa possível piora da doença do paciente e pelo novo agendamento de procedimentos cirúrgicos eletivos cancelados e adiados anteriormente.