Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inaugura o maior planetário de Minas Gerais.
A abertura oficial do espaço acontece nesta sexta-feira, dia 16, às 18h30.
Com uma cúpula de 12m de diâmetro e munido com uma estrutura de ponta, o local promove um ambiente de imersão, demonstrando, de uma forma lúdica, elementos do nosso universo.
Muito além da questão acadêmica, a instituição aposta que o local seja um atrativo turístico e a expectativa é de pelo menos 60 mil visitas anuais.
Em evento realizado para a imprensa na manhã desta sexta, 16, o reitor Marcus David destacou o reequilíbrio financeiro das contas da instituição e o fato de ter entregue sete de 19 obras inacabadas da gestão anterior. Ele destacou o investimento utilizado para a conclusão das obras do Centro de Ciências e ressaltou a complexidade do projeto. São dois equipamentos de muito avanço tecnológico – o observatório e o planetário. O desafio era adequar para serem utilizados. “Nós também resgatamos acervos e dois novos museus foram abertos”, conclui.
O complemento para investir em equipamentos para a montagem do Centro de Ciências foi em torno de R$ 1 milhão. Já o projeto total foi orçado em R$ 10 milhões.
O planetário conta com projetores que capacitam a visão de planetas, do Sol, da Lua e demais objetos do sistema solar, sendo possível demonstrar a órbita de satélites, detalhes de superfícies e movimento de estrelas. O responsável pela projeção do Planetário é o equipamento óptico Skymaster ZKP 4, que tem capacidade de projetar aproximadamente 7 mil estrelas, sem sobrecarregar a visão humana.
O local tem capacidade para 90 pessoas e os interessados podem agendar visitas pelo site www.ufjf.br/centrodeciencias
Foto divulgação: Alexandre Dornelas/UFJF