A macrorregião Sudeste, a qual Juiz de Fora faz parte, vai avançar para a onda vermelha do plano Minas Consciente. A medida começa a valer a partir do próximo domingo, 18.
A decisão foi tomada nesta quinta-feira, 15, pelo Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no estado.
Além da macrorregião Sudeste, as macrorregiões Norte, Sul, e Jequitinhonha e as microrregiões de Betim, Belo Horizonte/Nova Lima/Caeté, Vespasiano, Contagem, Curvelo e Manhuaçu também vão deixar a onda roxa e vão avançar para a onda vermelha do programa.
De acordo com o governador Romeu Zema, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 15, foi apresentado melhorias de indicadores, o que possibilitou as decisões técnicas por parte da Secretaria de Saúde. O governador ressaltou que o panorama está longe do confortável, porque ainda tem um sistema hospitalar sobrecarregado, os profissionais de Saúde cansados e as vagas são poucas.
Com a determinação, Juiz de Fora não precisa mais seguir as diretrizes do governo estadual por contar com um programa próprio, que é o “Juiz de Fora pela Vida”. Questionada de como ficará a situação da cidade, a Prefeitura ainda não se posicionou sobre o assunto.