Receita Federal espera receber 115 mil declarações de Imposto de Renda (IR) em Juiz de Fora, neste ano. O número é o mesmo de 2020, mas com uma variação que pode chegar até 3%.
O programa para computador está disponível na página da Receita Federal.
A informação foi confirmada a nossa reportagem pelo delegado da Receita Federal na cidade, Leonardo Couto Sobral.
Segundo Leonardo, uma das novidades deste ano, é que o contribuinte pode utilizar a “declaração pré-preenchida”, ferramenta que anteriormente era disponível somente para pessoas que têm certificado digital. Agora, os contribuintes que possuem senha no “Gov.Br” podem utilizar esse processo.
Sobral orienta que é importante o contribuinte não deixar de declarar o imposto na última hora.
O prazo para declarar o IR termina no dia 30 de abril.
Novidades
As regras para a entrega da declaração do Imposto de Renda foram divulgadas na semana passada pela Receita. Entre as principais novidades, está a obrigatoriedade de declarar o auxílio emergencial para quem recebeu mais de R$ 22.847,76 em outros rendimentos tributáveis e a criação de três campos na ficha “Bens e direitos” para o contribuinte informar criptomoedas e outros ativos eletrônicos.
O prazo para as empresas, os bancos e demais instituições financeiras e os planos de saúde fornecerem os comprovantes de rendimentos acabou na última sexta-feira, 26. O contribuinte também deve juntar recibos, no caso de aluguéis, de pensões, de prestações de serviços, e notas fiscais, usadas para comprovar deduções.