A prefeitura de Ubá divulgou nota oficial na tarde desta segunda-feira, 12, informando que já deu início à entrega de kits de doações às famílias afetadas, seguindo a política de assistência social do município. Neste momento, os itens mais necessários são alimentos não perecíveis, água potável, itens de higiene pessoal – incluindo fraldas – e produtos de limpeza. As doações podem ser entregues no Fórum Cultural da cidade, que fica à Praça São Januário, de 7h às 18h.
Equipes de saúde iniciaram visitas aos locais atingidos, com informações e orientações sobre vacinação e desinfecção das residências. Os trabalhos de limpeza das vias públicas também já começaram. Uma nova reunião do Gabinete de Crise tem início neste momento, com a presença de representantes de classes e do poder executivo. O objetivo, segundo a prefeitura é para fazer o levantamento dos prejuízos causados.
Segundo o Corpo de Bombeiros, foram atendidas 41 ocorrências relacionadas ao temporal deste sábado. É o órgão que faz o encaminhamento adequado dos chamados aos setores competentes do município, como Desenvolvimento Social e Defesa Civil.
A prefeitura de Ubá informou que 10 mil pessoas foram atingidas pela tempestade. Uma família está desabrigada e pelo menos 130 estão desalojadas.