Projeto de Lei (PL) que visa garantir testagem em massa gratuita para descartar ou confirmar casos de Covid-19 em Juiz de Fora foi apresentado na Câmara Municipal. O objetivo do PL é garantir que todos aqueles que apresentarem um ou mais sintomas, mesmo que leves, possam fazer os testes via Sistema Único de Saúde (SUS).
O PL é de autoria da vereadora Cida Oliveira (PT) e começou a tramitar na Casa.
Para a parlamentar, a testagem vai auxiliar no mapeamento dos infectados neste momento em que não há vacina para todos.
De acordo com o texto, é proposto ainda a garantia de que seja realizado, de forma periódica, o teste RT-PCR ou de antígeno em profissionais de saúde da rede pública e privada no exercício da profissão, que atuam na linha de frente das medidas de combate a Covid-19, assim como os trabalhadores que atuam no mesmo espaço de trabalho, no município; os que atuam na abordagem direta ao cidadão; trabalhadores cujos locais de trabalho concentram grandes números de funcionários; idosos, pessoas do grupo de risco, pessoas com doenças respiratórias, crônicas, baixa imunidade, ou outro tipo de enfermidade; todo o restante da população que esteja trabalhando.
Além disso, o projeto prevê que seja garantido a pessoas que testaram positivo para Covid afastamento remunerado de seu local de trabalho, com isolamento, por pelo menos 14 dias, para fins de controle de transmissão.