Procura por testes de Covid-19 cresce em Juiz de Fora

Compartilhe

Mais nove mortes ocasionadas pela covid-19 foram registradas nesta terça-feira, 1º, em Juiz de Fora. Nesta quarta-feira, 2, já são 333 óbitos contabilizados. Com as atualizações, são 9.429 casos confirmados.

Dados do Painel Gerencial mostram que a taxa de ocupação de enfermaria é de 65,13% e UTI, de 84,44%. A cidade tem 332 internações de pessoas com Covid-19. Dois hospitais estão com as UTIs 100% ocupadas, que são Hospital Universitário e João Penido.

E a situação do vírus da cidade está complicada, tanto que a cidade regrediu da Onda Verde para Onda Amarela do programa Minas Consciente, com algumas alterações no decreto.

Como a Itatiaia já informou, o prefeito Antônio Almas (PSDB) destacou, em coletiva realizada nesta segunda-feira, 30, que a última semana foi a pior de Juiz de Fora em termos epidemiológicos, com o aumento do número de casos.

Esse aumento reflete na realização de exames. Somente na última semana, a UFJF realizou 696 PCR em Tempo Real em Juiz de Fora. A instituição, em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora, é a responsável pela realização de todos os exames de Covid-19 oriundos do Sistema Único de Saúde de 52 municípios das regionais de saúde de Juiz de Fora e Leopoldina.

Os laboratórios privados também contabilizaram esse aumento nos últimos dias, fato apontado em pesquisa feita pela nossa reportagem. Um deles foi o Lemos Laboratório. Conforme o diretor da empresa, Anibal Lemos, a procura de teste para diagnosticar a covid-19 aumentou em 120% nas últimas três semanas. Ele explicou que, dos exames realizados há quatro semanas, cerca de 7% davam positivos. Agora, os casos mais que quadruplicaram, chegando a 30%.

Fato também constatado no Carlos Chagas. O diretor-geral, Marcelo Chaves de Souza ressaltou que a demanda por testes cresceu de 20% a 30% no laboratório nas últimas três semanas. Dos resultados positivos, o aumento passou de 7% para 35%.

Vale ressaltar que a contagem de exames desses laboratórios engloba o PCR, sorologia e teste rápido.


There is no ads to display, Please add some

Compartilhe