Em Juiz de Fora, a Black Friday é o item de destaque em lojas de todo segmento.
Roupas, eletro eletrônicos e até operadoras de planos de saúde entram na onda de descontos prometida para o período, que é constantemente lembrado ao consumidor pelas decorações das vitrines.
Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora, Marcos Casarin, seguindo os números do SPC Brasil, a projeção de crescimento nas vendas varia de 15% a 20%.
No entanto, ele reconhece o movimento fraco dos anos anteriores, mas acredita em uma consolidação da data.
Procon
De olho no Direito do Consumidor, a Agência Procon de Juiz de Fora, já iniciou os trabalhos desde o início de novembro, quando notificou as principais redes da cidade sobre a Black Friday.
A fiscalização exigiu lista e identificação dos produtos, código de barra, marca, modelo, descrição e preço à vista praticado por esses estabelecimentos.
O objetivo é verificar a e monitorar os preços praticados antes do período promocional, a fim de comparar com os descontos que serão ofertados ao consumidor.
As empresas notificadas são Casas Bahia; Ponto Frio; Magazine Luiza; Ricardo Eletro; Lojas Americanas; Eletrosom.
Cultura americana
Black Friday é o dia que inaugura a temporada de compras natalícias com significativas promoções em muitas lojas.
A data é comemorada um dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, ou seja, celebra-se no dia seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro.
O evento começou nos Estados Unidos, mas tem-se estendendo pelo resto dos países do mundo.