Juiz de Fora confirma segundo caso de sarampo

Mais um caso de sarampo foi confirmado em Juiz de Fora, nesta quarta-feira, 4.

Além disso, a cidade tem suspeita em investigação. 

O caso confirmado é referente a um bebê, de um ano, do sexo feminino.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a equipe do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental realizou a investigação do caso, quando foi constatado que a menina esteve em contato em outra cidade, com parentes que residem em São Paulo, região onde há surto da doença.

A criança foi atendida na rede de saúde particular, que após suspeita efetuou a coleta de material biológico e envio da amostra para o laboratório Pardini, em Belo Horizonte.

Conforme a pasta, essa testagem é aceita pela Secretaria Estado de Saúde (SES), com isso  não será necessário refazer o teste via Fundação Ezequiel Dias (Funed), como de costume. O resultado do exame acusou positivo. Esse caso é considerado como importado.

Em investigação

O outro, que está em investigação, é referente a uma mulher, 41 anos. Ela é mãe do adolescente de 16 anos, cujo caso foi confirmado. A equipe do setor realizou a investigação do caso e foi constatado que a mulher esteve em contato em outra cidade, com parentes que residem em São Paulo. Conforme previsto em protocolo, foi colhida uma amostra biológica da paciente, que foi enviada para Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para análise.

Com as novas informações, a cidade registra dois casos de sarampo (importado) confirmados e outros dois em investigação.

A equipe do DVEA avaliou as cadernetas de vacinação dos familiares e pessoas com quem a paciente de um ano teve contato recentemente. O mesmo já tinha sido realizado com os parentes da mulher, de 41 anos, quando foi feita a investigação do caso do adolescente de 16 anos. Na ocasião, a mãe foi orientada a procurar uma unidade de saúde para ter seu cartão avaliado.