A Itatiaia recebeu demanda de ouvintes do Alto dos Passos e Paineiras sobre o carro fumacê.
De acordo com os moradores do Alto dos Passos, o carro fumacê começou a passar pelo bairro depois das 5h desta quinta-feira (1º), e alguns disseram que foram acordados pelo barulho. Além disso, não foram avisados sobre o serviço. É o caso da moradora Roberta Silva. Ela explicou ainda que foi acordada por volta desse horário e avistou o veículo transitando pela região na última sexta-feira.
Já a moradora Fernanda Cunha disse que avistou o carro outros dias pelo bairro. “Vi os carro outros dias no bairro. Na última sexta-feira, ele passou perto da feira, na Rua Dom Viçoso. Dizem que que não pode porque precisa proteger os alimentos do inseticida. ele passou com vários alimentos expostos.” alega a moradora.
Já o morador do Bairro Paineiras, Otávio Augusto relatou que percebeu o veículo quando ouviu o barulho na noite da última quarta-feira (31). “Olhei pela janela e percebi que se tratava do carro fumacê. Não fiquei sabendo que passaria pelo bairro. Não vi nenhum divulgação sobre a ação.” disse Otávio.
Resposta
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que vem intensificando as ações de controle vetorial e focal contra o mosquito Aedes aegypti. As ações foram planejadas com base no LIRAa divulgado no dia 19 de janeiro. Segundo a pasta, a região sul foi apontada como uma das regiões com maior concentração de focos e, com isso, está recebendo o reforço com a aplicação do inseticida por meio de UBV, conhecido como fumacê.
Em relação a passagem do carro próximo a feira do Alto dos Passos, o órgão informou que quando o veículo aproxima de áreas com aglomeração de pessoas e comércio de alimentos, o operador desliga a máquina.
Sobre programação, de acordo com a pasta, o fumacê está sendo adotado também em áreas onde há o aparecimento de macacos mortos, e a rota do veículo fumacê tem se alterado a todo momento. Segundo a secretaria, por este motivo, nessas primeiras semanas, a programação não foi divulgada. O órgão está avaliando a divulgação das próximas ações.