Ícone do site Rádio FM Itatiaia

Vôlei é responsável por 13 das 14 medalhas de ouro de MG em Olimpíadas

Gaspar Nóbregas/COB

No ranking dos estados brasileiros com mais medalhas de ouro conquistadas em Jogos Olímpicos por atleta, Minas Gerais ocupa a terceira colocação, atrás apenas São Paulo (45) e Rio de Janeiro (27). Mineiros já ganharam 14 ouros, sendo que 13 deles vieram do vôlei de quadra.

A concentração das conquistas reforça a tradição do estado na modalidade. Minas Gerais tem os times mais vencedores do vôlei masculino na história da Superliga Masculina e também domina a Superliga Feminina nos últimos anos. Nas categorias de base, os clubes do estado, sobretudo Sada Cruzeiro e Minas Tênis Clube, também são referência.

Na lista de campeões olímpicos mineiros, apenas o goleiro Uilson, reserva da Seleção Brasileira de futebol nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, não é jogador de vôlei. Giovane Gávio, Fabiana Claudino e Sheilla são os únicos bicampeões.

Dos medalhistas de ouro de Minas Gerais, apenas Lucarelli estará nos Jogos Olímpicos de Paris e vai em busca do bicampeonato.

Esperanças para Paris 2024

Dentre os mineiros já classificados para os Jogos Olímpicos de Paris, alguns se destacam como maiores chances de medalha. Ana Sátila, natural de Iturama, está consolidada entre as melhroes do mundo na Canoagem Slalom e chega como uma das candidatas ao pódio.

No vôlei de praia, Ana Patrícia chega como uma das favoritas ao ouro ao lado de Duda. As duas lideram o ranking mundial e têm bons resultados no circuito.

Na quadra, Gabi é a grande líder do time comandado por José Roberto Guimarães e vai em busca do ouro inédito na carreira. No masculino, Flávio é outro mineiro de destaque, além de Lucarelli.

Mineiros campeões olímpicos

Giovane Gávio

Talmo Oliveira

Anderson Rodrigues

Fabiana Claudino

Walewska

Sassá

Sheilla Castro

Adenízia

Lucarelli

Maurício Souza

Uilson

Sair da versão mobile