UFJF, UnB, UFF e UFBA: MEC cortará verba de universidade por ‘balbúrdia’

Compartilhe

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pode ter corte de recursos repassados pelo Ministério da Educação. No momento, está em avaliação.

O motivo está relacionado ao corte de recursos que o Ministério da Educação (MEC) vai fazer nas universidades que não apresentarem desempenho acadêmico esperado e, ao mesmo tempo, estiverem promovendo “balbúrdia” em seus câmpus.

A afirmação foi do ministro do MEC, Abraham Weintraub, em entrevista para o jornal “Estado de São Paulo”.

Segundo consta na entrevista, três instituições foram enquadradas nesses quesitos, que são a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) .

Conforme a publicação no “Estado de São Paulo, de acordo com Weintraub, universidades têm permitido que aconteçam em suas instalações eventos políticos, manifestações partidárias ou festas inadequadas ao ambiente universitário.

Na matéria, Weintraub não detalhou quais manifestações ocorreram nas universidades citadas, mas disse que esse não foi o único ponto observado.

Nossa reportagem entrou em contato com a Universidade Federal de Juiz de Fora e aguarda posicionamento.

Por meio de nota, o Ministério da Educação informou que as três instituições tiveram 30% das suas dotações orçamentárias anuais bloqueadas.

A medida está em vigor desde a última semana. A pasta não falou sobre a investigação na UFJF e qual quesito está sendo analisado.

Segundo ainda a nota, o Ministério estuda os bloqueios de forma que nenhum programa seja prejudicado e que os recursos sejam utilizados da forma mais eficaz.


There is no ads to display, Please add some

Compartilhe