Ícone do site Rádio FM Itatiaia

UFJF inicia período letivo nesta segunda-feira

ufjf-volta-as-aulas-maio

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inicia período letivo nesta segunda-feira, 17. A expectativa é que mais de 17.600 calouros e veteranos recomecem as atividades remotas. A UFJF vai ofertar, no período, 2.629 disciplinas, sendo 185 opções a mais do que no período anterior. Novos alunos ainda devem se ingressar, aprovados pelo PISM e SISU.

Alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem, do campus Juiz de Fora, e das graduações de Odontologia, em ambos campi, não começam as aulas nesta segunda. Isso porque, segundo a UFJF, eles aguardam a possibilidade de oferta de disciplinas práticas, para iniciar o semestre. As alternativas p estão sendo debatidas no Conselho Superior da Universidade e em outras instâncias internas.

Vídeo publicado pela UFJF

Guia do calouro

Quem ingressou já teve acesso ao Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Ele acompanha o estudante durante toda a trajetória na UFJF, inclusive após o término da graduação. O sistema gerencia as informações acadêmicas e administrativas da instituição. 

Para não perder os prazos, é preciso estar atento ao Calendário Acadêmico.

O ERE contempla atividades síncronas (aulas que o aluno pode assistir em tempo real com o professor) ou assíncronas, na qual ele escolhe a gravação daquela atividade para ver quando desejar. A UFJF adota as plataformas do Google Classroom e o Moodle. O acesso é feito pelo e-mail institucional criado a partir do Siga.

No site exclusivo do ERE é possível encontrar mais informações sobre o modelo de ensino, tutoriais e outros materiais de apoio. Já os usuários do Moodle podem tirar dúvidas por meio do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAIT) do Centro de Educação a Distância (Cead).

Suporte para o uso do Google Sala de Aula.

Suporte para o uso do Moodle.

Saiba mais sobre o Ensino Remoto Emergencial

Confira as orientações de como participar do Programa de bolsas e auxílios estudantis.

Outra iniciativa necessária para adaptação na vida acadêmica é acompanhar o Portal do Estudante

Sair da versão mobile