Ícone do site Rádio FM Itatiaia

UFJF e Santa Casa recebem ação de prevenção a morte súbita

Coração na Batida Certa conscientiza sobre arritmias e morte súbita.

O Serviço de Cardiologia do HU-UFJF e a Liga Acadêmica de Cardiologia da Faculdade de Medicina da UFJF realizam neste sábado, até 13h, uma ação de prevenção contra as arritmias cardíacas e morte súbita. O evento acontece no campus universitário.

As atividades incluem aferição de pressão arterial, peso e medida abdominal, aula prática sobre como fazer massagem cardíaca, além da distribuição de folders.

Na segunda, 12, o serviço volta a ser oferecido no pátio da Santa Casa de Misericórdia, de 8h às 12h. Os trabalhos são coordenados pelo cardiologista Hélio Lima de Brito Júnior, que fala sobre as doenças do coração.

https://radioitatiaiajf.com.br/wp-content/uploads/2018/11/10-Batida-do-C.mp3?_=1

Segundo dados da Sociedade Brasileira de arritmias cardíacas, as doenças cardíacas matam mais que 300 mil pessoas por ano e atingem quase 20% da população brasileira. Em Juiz de Fora, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 700 pessoas foram a óbito por causa de doenças do coração.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) a cada dois minutos uma pessoa é vítima de morte súbita no Brasil. Tem maior Com maior incidência  no sexo masculino, a arritmia cardíaca é responsável por 80% a 90% dos casos de morte súbita. A prevalência maior se dá na faixa etária entre 45 e 75 anos. A doença também acomete pessoas na faixa etária mais produtiva da vida e de muitos atletas, geralmente jovens e saudáveis.

Foto: Vera Hotz

Sair da versão mobile