Primeiro caso de sarampo foi confirmado em Ubá (MG).
A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 9, no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
Com esse caso, sobe para 6 o número de confirmações da doença na Zona da Mata.
Os outros 5 casos são de Juiz de Fora.
Ainda segundo a Secretaria de Estado de Saúde, os casos da região foram importados do estado de São Paulo.
Em todo o estado, são 37 casos confirmados, sendo a maioria na faixa etária entre 20 e 29 anos.
Prefeitura de Ubá
Sobre o caso de sarampo confirmado em Ubá, a prefeitura da cidade informou que se trata de uma criança do sexo masculino, de 4 anos. O paciente apresentou o primeiro sintoma febril no dia 21 de setembro.
No dia 24 do mesmo mês, procurou a Unidade de Saúde para consulta médica, onde o caso foi notificado para investigação. O material para exames foi coletado e encaminhado a FUNED, em Belo Horizonte, para análise.
O menino não necessitou de internação, apenas isolamento social (não ir a escola) nos primeiros dias. Atualmente, segue em acompanhamento pela Unidade de Saúde, sem alterações. Segundo o executivo municipal, a criança havia sido vacinada, tendo recebido as trê doses da vacina tríplice viral. O pai é caminhoneiro e retornou vacinado de viagem do Estado de São Paulo no dia 21 de setembro.
Conforme a prefeitura, diante do quadro, foi realizada busca ativa para bloqueio vacinal na região, sendo constatado que todas as crianças que estudavam na mesma escola já haviam sido vacinadas anteriormente ao caso.