Quatro bombeiros militares e dos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) morreram após um helicóptero do Corpo de Bombeiros cair em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, nesta sexta-feira (11).
Conforme apurado pela reportagem, todos os corpos foram retirados o local e estão sendo transportados para o Instituto Médico Legal de Belo Horizonte.
Foi o segundo acidente aéreo em menos de 24h na mesma região. A aeronave Arcanjo 4 caiu após auxiliar nas buscas de um acidente aéreo envolvendo um avião que caiu nesta sexta no distrito de São Bartolomeu, também em Ouro Preto. No fim da tarde, o Corpo de Bombeiros perdeu contato com a aeronave.
Após 12h de buscas, os destroços e os corpos foram encontrados. De acordo com a corporação, a aeronave militar bateu em um paredão. Ao todo, 84 pessoas foram empenhadas, entre bombeiros e demais agentes, cães de busca e aeronaves da Polícia Militar e da Força Aérea Brasileira.
O Governador Romeu Zema lamentou a morte da tripulação do helicóptero Arcanjo 4. “Minha solidariedade e orações estão com familiares e amigos neste momento tão difícil”.
O Governo de Minas Gerais decretou luto oficial de três dias. “Neste momento de consternação, Minas Gerais se solidariza com as famílias, amigos e colegas de trabalho dessas valorosas vidas que partiram de forma abrupta. Que suas trajetórias de coragem sejam lembradas e honradas para sempre. Que o conforto e a força alcancem a todos os que foram atingidos por essa tragédia.”
Quem são as vítimas?
- Capitão Wilker
- Tenente Victor
- Sargento Wellerson
- Sargento Gabriel
- Socorrista Rodrigo Trindade, médico do Samu
- Socorrista Bruno Sudário, enfermeiro do Samu
O piloto do helicóptero Arcanjo 4, do Corpo de Bombeiro, pousou no trevo de Ouro Preto momentos antes do acidente. Conforme apuração da Itatiaia, a medida foi tomada em razão da condição ruim do tempo, nessa sexta-feira (11). Após condição melhor, o helicóptero decolou, mas bateu em paredão e caiu em região de serra íngreme.
Acidente aconteceu próximo de onde avião caiu nesta sexta
No acidente desta sexta-feira (11), conforme o Capitão Wilker, do Corpo de Bombeiros, a aeronave monomotor, de prefixo PS-SLR, que era utilizada para combater incêndios florestais. Segundo o Corpo de Bombeiros, o avião não atuava em incêndios no momento da queda e não estava em operação de apoio a corporação.
O CBMMG confirmou a tragédia e informou que foram mobilizadas três viaturas terrestres e o avião Arcanjo 04, do Batalhão de Operações Aéreas. As equipes confirmaram a morte do piloto.
“As equipes atuam no controle das chamas e preservação da segurança no local para os trabalhos futuros de perícia”, diz o comunicado da corporação. Moradores de Ouro Preto relataram que viram a aeronave voando em baixa altura nos arredores da cidade.