Ícone do site Rádio FM Itatiaia

TCE faz operação em surpresa em unidades de saúde em 12 municípios de MG

residencia medica

Imagem ilustrativa

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) faz, na manhã desta terça-feira (5), uma operação de auditoria em centros de saúde de 12 cidades mineiras. Um deles é a UPA 24h Dr. Fernando Rodrigues Lauriano, em Muriaé, na Zona da Mata. O objetivo é fiscalizar a prestação dos serviços de saúde em várias regiões do estado.

“Uma equipe do TCE receberá em tempo real todas as informações relacionadas aos itens de fiscalização, que serão encaminhadas pelos auditores. A operação tem o objetivo de verificar, de forma minuciosa, como está sendo a prestação do serviço de saúde nas unidades públicas do estado”, informou o tribunal.

Os critérios usados para selecionar as instituições que estão sendo fiscalizadas foram o número de óbitos em proporção as internações e quantidade de médicos em relação aos atendimentos.

“A partir do momento que o auditor detectar alguma irregularidade, de dentro do hospital ele irá preencher um questionário eletrônico, que automaticamente será encaminhado a uma sala de controle montada no TCE mineiro”, informou o TCE.

Segundo o coordenador de Auditorias dos Municípios, Thiago Henrique da Silva, cerca de 70% da população mineira depende exclusivamente da saúde pública e, por isso, o TCE quer avaliar 11 eixos temáticos ao longo do trabalho.

“Todas essas informações serão tabuladas, e num segundo momento de fiscalização iremos acompanhar o que foi resolvido nestas unidades de saúde e quais são as justificativas dos gestores para aqueles problemas, em busca do saneamento. Já os casos mais graves serão processuais, com representações podendo ser até expedidas pelas autoridades da casa”, explicou o coordenador.

Veja quais unidades de saúde e municípios fiscalizados:

Sair da versão mobile