Surtos de Covid-19 e síndrome gripal na região

Pelo menos 12 cidades do interior de Minas têm surtos de Covid-19 ou síndrome gripal. O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral,na última semana.

Na região da Zona da Mata foram identificados quatro surtos; sendo três em Barbacena e um em Piranga.

A Prefeitura de Piranga informou que subiu para 26 os casos confirmados de coronavírus na cidade, após um surto no Lar de Idosos São José. Até o momento, foram realizados 76 exames RT-PCR em moradores e funcionários e 14 deram positivo.

Oito pacientes estão internados em enfermaria e dois em UTI, todos na cidade de Conselheiro Lafaiete.

Ainda segundo a prefeitura, a regional de saúde de Barbacena dá apoio técnico nesse período de controle do surto. Entre as ações, desinfecção, isolamento dos positivos, capacitação de profissionais e compras de EPIs.

No sábado, o boletim do estado indicava que Piranga possuía apenas 10 confirmações, número que elevou para 22 neste domingo. A cidade ainda registra três mortes pela doença.

Barbacena

Ainda na região, Barbacena foi acometida por três surtos.

O maior deles, amplamente acompanhado pela Itatiaia, foi o da EPCAR, há cerca de duas semanas, quando 204 alunos internos deram positivo, sendo apenas sete sintomáticos e com quadros leves. Os internos foram liberados para férias de três semanas.

Os outros surtos foram no setor restrito de um hospital que integra a área de assistência, bem no início da pandemia.

Seis profissionais de saúde tiveram a doença, foram afastados e já estão recuperados e de volta ao trabalho. O surto mais recente de Barbacena foi em uma empresa de telefonia, com oito profissionais doentes. Eles estão sendo monitorados e cumprem isolamento domiciliar.

O infectologista da Prefeitura de Barbacena, Herbert Fernandes, explica que, pela condição clínica dos afetados, não houve demanda significativa na rede de saúde do município.

Boletim emitido pela Prefeitura de Barbacena indica que a cidade tem 307 casos e 04 mortes.

As outras cidades de Minas com ocorrências de surtos são Belo Horizonte, Timóteo, Bom Despacho, Alvarenga, Serra do Salitre, Corinto, Felixlândia, Paracatu, Unaí e Varginha.