O superintendente Regional de Saúde de Juiz de Fora, Gilson Lopes Soares, gravou um vídeo informando sobre o caso do paciente que está sendo monitorado em Juiz de Fora após estar na Índia e testar positivo para Covid-19. Trata-se do primeiro caso em monitoramento no estado.
Gilson Lopes Soares, superintendente da Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF), explica como está acompanhando a investigação sobre a suspeita de infecção por uma variante indiana da Covid-19, em Juiz de Fora (MG).#COVID19 #Covid #varianteindiana #variante pic.twitter.com/CxyIUDQGQV
— Rádio FM Itatiaia / Juiz de Fora (@ItatiaiaJF) May 27, 2021
Segundo a declaração, o homem desembarcou em Guarulhos, em voo proveniente da Índia, e foi submetido a um teste de coronavírus, que apresentou resultado negativo.
Assintomático, ele foi autorizado a viajar para Juiz de Fora e cumprir quarentena em casa. A ANVISA comunicou o fato ao CIEVS, Centro de Investigação em Vigilância Sanitária nacional, que se comunicou à Superintendência Regional de Juiz de Fora. A partir disso, ele passou a ser monitorado pela Vigilância Municipal de Saúde.
No primeiro contato, o paciente alegou estar bem mas, no dia seguinte, começou a apresentar sintomas. Foi feito um teste RT PCR e o paciente foi aconselhado a procurar o hospital. O material foi colhido e encaminhado à Fundação Ezequiel Dias para verificar se o caso trata da nova variante. Ainda não foi informada a previsão de divulgação do resultado.
Ainda segundo o anúncio, o paciente teve contato com a esposa, que cumpre quarentena em casa.