Começaram nesta segunda-feira (22) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e vão até quinta-feira (25) no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior.
O processo seletivo promovido pelo Governo Federal, que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, irá distribuir mais de 264 mil vagas para graduação em 127 instituições de Ensino Superior. Mais de 8 mil vagas estão nas instituições da Zona da Mata e Campo das Vertentes.
Para se inscrever no Sisu, os estudantes precisam ter participado do Enem 2023, ter obtido nota superior a zero na redação e não ter participado do exame na condição de treineiro.
A partir deste ano, o Sisu será realizado apenas uma vez por ano, já prevendo as vagas do primeiro e do segundo semestre. Também haverá alterações sobre o acesso pela lei de cotas. E a lista de espera será única e utilizada pelas instituições ao longo do ano todo.
A lista de aprovados na chamada regular do Sisu será publicada em 30 de janeiro, com o período de matrículas agendado de 1º a 7 de fevereiro.
As universidades federais da região oferecem mais de oito mil vagas via Sisu. Confira:
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece 2.251 vagas, em 74 cursos, nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. 1.031 vagas destinam-se à ampla concorrência, enquanto 1.220 são reservadas para critérios específicos, conforme determinado pela Lei 12.711, direcionadas a candidatos provenientes de escolas públicas, de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) oferta 3.265 vagas em 66 cursos de graduação nos três campi: 2.300 vagas para Viçosa, 400 para Florestal e 565 para Rio Paranaíba. Dessas, 1.627 serão para ampla concorrência e 1.638 para a modalidade de vagas reservadas.
E a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) oferece 2.755 vagas, sendo 1.351 na ampla concorrência e 1.404 nas cotas, em 50 cursos de graduação nos campi de São João del-Rei, Ouro Branco/Congonhas e Sete Lagoas.
Além das Universidades Federais, o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) também está ofertando uma parcela das vagas para cursos de graduação para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada. São 619 vagas no total, sendo 542 apenas para o primeiro semestre, em nove campi da instituição. As vagas podem ser conferidas no site do IF Sudeste.